Orgulho: Elevado conceito que alguém faz de si próprio. Amor-próprio exagerado. Brio. Altivez, soberba. Ufania.
Se considerarmos o primeiro pecado jamais cometido, não foi o de Adão e sim o de lúcifer. Em Isaias 14:13-14, vemos que o orgulho cresceu no coração de lúcifer: E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Qual foi o pecado de lúcifer? Orgulho! Ele pensou que era mais importante ou superior do que realmente era, e isso cresceu a tal ponto que ele pensou que poderia ser semelhante ao Altíssimo. É claro que não poderia. Por causa disso ele foi lançado pra baixo e de lúcifer (anjo de luz) se tornou satanás (adversário). Vejamos o pecado do homem. Gênesis 3:5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Assim como satanás, o homem pensou que poderia ser mais importante ou superior do que realmente era, e chegar a ser igual a Deus. Veja como satanás foi astuto, primeiro ele colocou dúvidas na mente da mulher, então contradisse Deus, até ao ponto de tocar o coração da mulher: E sereis como Deus. Então, o orgulho é pecado? É claro que sim. Alguma vez você já disse algo como: "Estou orgulhoso do meu filho ou orgulhoso de mim mesmo?". Se você fez isso, qual a razão por ter falado isso, foi porque você achou que seu filho ou você mesmo era mais importante ou superior que os outros? Isso é muito sutíl, normalmente nós não prestamos atenção no que estamos falando. Eu não quero dizer que não podemos ou devemos ficar felizes com as conquistas ou realizações próprias ou de nossos filhos, veja o que Deus Pai falou sobre Jesus Cristo em Mateus 3:17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo, mas se essas realizações de alguma forma nos levam a pensar que somos melhores que os outros, nisso estamos pecando. Tiago 4:6 Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes.
Humildade: Ausência completa de orgulho. Rebaixamento voluntário por um sentimento de fraqueza ou respeito. Modéstia.
Paulo escreveu em Filipenses 2:5-8 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Podemos ver claramente a diferença entre Jesus Cristo e satanás. Jesus Cristo se humilhou, satanás se exaltou; satanás pensou que poderia ser superior do que era, Jesus Cristo sendo Deus se fez inferior do que era. Você entende o que Paulo falou? Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus. Qual foi esse sentimento? Humilhação. Você reconhece essa difilculdade? Hoje em dia ser humilde é pejorativo, todos os dias somos bombardeados com sujestões de que temos que ser os melhores, temos que conquistar, adquirir excelência em tudo, temos que ser vencedores ainda que tenhamos que enganar os outros. Infelizmente, tem muitas falsas doutrinas e ensinos que nos levam a pensar que o que era verdade pra Jesus Cristo não é mais verdade pra nós, isso quer dizer que Jesus teve que se humilhar mas nós não precisamos fazê-lo. Porque não? Porque somos "deuses". Isto soa estranho aos teus ouvidos? Sério? Você realmente não acha que seja um "deus"? Veja o que Joyce Meyer prega. Ore antes de ver, porque ela é muito sutíl. (este vídeo está em inglês)
Na sua teoria ela diz: Se uma vaca produz outra vaca, se um ser humano produz outro ser humano, então se nós somos criados à imagem de Deus só podemos ser "deuses". Pense nisto: Adão foi criado à imagem e semelhança de Deus. Podemos dizer que Adão era um "deus"? Não foi o "querer ser como Deus" o pecado de Adão? A Sra. Meyer tem a capacidade de dizer que "se sente bem falando isso". Ela usa João 10:34-35 Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses? Se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada)... preste atenção na ênfase de Jesus quanto a este detalhe: àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida. O que todos eles tinham em comum? Todos tinham o Espírito Santo! Preste atenção que Jesus podia falar aquilo porque ele era Deus. Então quando Deus fala através de Asafe no Salmo 82:6 Eu disse: Vós sois deuses, e filhos do Altíssimo, todos vós. Ele não está se referindo à Divindade Humana. Para mim, essa é mais uma teoria humana, como a teoria da evolução por exemplo. Mas mesmo se usarmos a lógica humana pra tentarmos provar que somos "deuses", isso não vai funcionar, porque Paulo em Romanos 8 e 9, em Gálatas 4:5 e Efésios 1:5 (provavelmente a Sra. Meyer não leu essa parte da Bíblia) nos mostra como se dá a nossa filiação: Somos filhos por adoção, nossa filiação não é como a de Jesus Cristo (a não ser que você tenha sido gerado pelo Espírito Santo no ventre da tua mãe sem a participação do teu pai). Pense por um segundo: Digamos que você tem um filho. Depois de um tempo você resolve adotar outro filho. Depois do processo estar finalizado, legalmente, o seu filho adotivo tem os mesmos direitos que o seu filho "original". Você pode dizer que o seu filho adotivo tem o mesmo DNA que você? É lógico que não! Nós somos filhos de Deus por adoção, mas não somos "deuses". O Espírito Santo habita em nós. Colossenses 1:27 A quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória. Nós devemos ter o caráter de Cristo, não a sua divindade. Se você ainda não estiver convencido, leia Êxodo 20:3 Não terás outros deuses diante de mim. Porque Deus diria isso, se de acordo com a Sra. Meyer, toda vez que alguém nasce de novo (salvo), Deus está criando um novo "deus"? Leia 1 João 4:1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus. Eu não estou advogando contra a Sra. Meyer, ela tem bons ensinos, mas é como eu escutei um dia: O problema não são os 95% corretos, mas os 5% de heresia. É como beber um copo de leite com 95% de leite e 5% de veneno. Pode até não te matar, mas vai te debilitar. Teste todos os espíritos diante de Deus, inclusive eu mesmo. Eu sou um ser espiritual exatamente como você.
Conclusão: Lucas 14:11 Porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. 1 Pedro 5:6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário