segunda-feira, 12 de abril de 2010

Prudência vs. Insensatez: Que tipo de cristão é você?

Matthew 25:1-13 Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram insensatas, e cinco prudentes.Ora, as insensatas, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo. As prudentes, porém, levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas. E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram. Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro! Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as insensatas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. Depois vieram também as outras virgens, e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta. Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo, não vos conheço. Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora. Vejamos quais são as personagens dessa parábola:
Virgem (noiva): Cristão (Igreja) – Apocalipse 21:9 Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro.
Lâmpada: Palavra de Deus (Bíblia) – Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.
Azeite: Espírito Santo – Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito; Êxodo 29:7 Então tomarás o óleo da unção e, derramando-lho sobre a cabeça, o ungirás; Atos 10:38 Concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele.
Noivo: Jesus Cristo. Marcos 2:19 Respondeu-lhes Jesus: Podem, porventura, jejuar os convidados às núpcias, enquanto está com eles o noivo? Enquanto têm consigo o noivo não podem jejuar.
Esta parabola é muito interessante, porque nela Jesus nos mostra que não é suficiente ser um Cristão e conhecer a Bíblia. Jesus nos mostra a importância de Ser Cheio do Espírito Santo. Vejamos o processo na vida do cristão: Quando confessamos a Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador e nos arrependemos dos nossos pecados, o Espírito Santo vem morar em nós. Depois disso, devemos ser batizados. O primeiro batismo é o batismo com água, é uma declaração pública do nosso arrependimento: Mateus 3:11 Eu, na verdade, vos batizo em água, para arrependimento. No segundo batismo, Jesus Cristo nos batiza com o Espírito Santo e fogo: Mateus 3:11 Mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo. Todos precisamos do segundo batismo, como podemos ver em Atos 19:2-6 Perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam. Esta é a hora em que recebemos os dons do Espírito Santo. Mas também existe o Processo chamado ser cheio do Espírito Santo, Existe o evento e o Processo. Quantos cristãos confessam Jesus como Senhor e Salvador, são batizados em água e no Espírito Santo, e então, se desviam de Deus e da Igreja ou ainda continuam na igreja mas deixam o “fogo” extinguir? Eu tenho amigos assim! É exatamente o que Jesus está dizendo nesta parábola. Essas virgens (Cristãos), tem suas lâmpadas (Bíblias), tem o Azeite (Espírito Santo) nas suas vasilhas (vidas), as prudentes tinham azeite suficiente e as insensatas não. Você pode estar perguntando: Como saber se estou sendo cheio do Espírito Santo? Pra mim, a única característica “visível” é a Obedência, não são os Dons. Quanto mais você obedece a Deus, mais do Espírito Santo você terá na tua vida, ou melhor, mais o Espírito Santo irá controlar a tua vida.
Conclusão: Precisamos ser nascidos de novo, ser batizados com água (arrependimento), ser batizados com o Espírito Santo e continuar sendo cheios do Espírito Santo, porque se não, quando Jesus Cristo (Noivo) voltar pra buscar sua Noiva (Igreja), não iremos com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário