terça-feira, 23 de julho de 2013

A Tricotomia do "Pecado Original".

Antes de tudo, me permita explicar o que quero dizer com "tricotomia": Tricotomia é a divisão de um elemento em três (3) partes. Na teologia tricotomia é "a divisão do homem em corpo, alma e espírito", e na medicina quer dizer "raspagem dos pêlos que deve ser feita antes de uma cirurgia". A palavra "tricotomia" vem do grego: Advérbio trikha, "em três partes"; substantivo thriks, trikhós, "cabelo, pêlos". Verbo témno, "cortar".
1 João 2:16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Neste texto, João divide o "pecado" em 3 categorias diferentes: A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. Se considerarmos todos os pecados que conhecemos, podemos colocá-los em uma dessas três "categorias". Voltando ao princípio, literalmente falando, podemos ver claramente sobre o que o Apóstolo João está falando, considerando o primeiro pecado "humano", chamado "original": Gênesis 3:6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comeragradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Durante muito tempo tive esta pergunta na minha mente: Porque a Bíblia chama o pecado "original" de pecado de Adão? Não deveria ser chamado de pecado de Adão e Eva, partindo do princípio que foi Eva quem comeu primeiro? Bem, se Moisés escreveu Gênesis cronologicamente, então Eva nem existia quando Deus ordenou Adão que não comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal: Gênesis 2:16-17 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Mesmo que Moisés não tenha descrito a "criação" cronologicamente, significando que Eva já existia quando Deus deu esse mandamento à Adão, ainda assim Deus deu à Adão a autoridade sobre toda a criação, Adão era responsável diante de Deus pelas decisões tomadas, foi ele o culpado por comer do fruto, o pecado entrou no mundo através dele (adão): Romanos 5:12 Portanto, assim como por UM SÓ HOMEM entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. Romanos 5:19 Porque, assim como pela desobediência de UM SÓ HOMEM muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos. Podemos associar a concupiscência da carne com o corpoa concupiscência dos olhos com a alma e a soberba da vida com o espírito, desde que fomos criados com corpo, alma e espírito, o pecado sempre irá atrair a um deles! Se queremos viver uma vida santa (desprovida de pecado), devemos vestir TODA a armadura de Deus: Efésios 6:11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo. Devemos ter o fruto do Espírito: Gálatas 5:22-24 Mas o fruto do Espírito é: O amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Devemos ser cuidadosos com o que vemos. Mateus 6:22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz
Conclusão: 1 Coríntios 6:19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Salmos 23:3 Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Salmos 51:10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito inabalável. 1 Tessalonicenses 5:23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Um comentário: